O que ver em Burgos, a terra de El Cid

Sempre que alguém pergunta por cidades na Espanha para fazer um passeio, as respostas são sempre as mesmas: Madri, Barcelona, Salamanca, Segóvia, Toledo, Ávila e algumas outras.

O que ninguém fala é que, a uma distância razoável de Madri, tem um lugar muito bonito: a bela e agradável cidade de Burgos. Você já ouviu falar?

Certamente é uma das cidades mais bonitas que visitei ao fazer o Caminho de Santiago de Compostela. Sim, Burgos fica nesta rota de peregrinação, mais especificamente no tradicional Caminho Francês.

Mas você deve estar curioso para saber mais sobre esta cidade, não é mesmo? Quer saber o que ver em Burgos? Vou te contar tudo neste artigo!

Onde fica a cidade espanhola de Burgos

Burgos é uma cidade que fica na Comunidade Autônoma de Castela e Leão. É uma cidade medieval fundada no ano de 884 por estar em um local estratégico, às margens do rio Arlanzón.

Localizada a cerca de 250 km de Madrid, ou seja, 2 horas e meia de carro, aproximadamente. Pode chegar a burgos também de trem, saindo da estação de Chamartin, ou de ônibus.

A sua proximidade à capital, sua gastronomia, sua música, seus monumentos, e seus vinhos tornam Burgos perfeita para uma escapada de fim de semana.

Ah! Eu não poderia deixar de comentar: Burgos foi a capital do Reino de Castela até a chegada dos reis católicos. Dois personagens conhecidos desta localidade são Fernán González e Rodrigo Díaz de Vivar (El Cid).

o que ver em burgos em 2 dias

O que ver em Burgos em dois dias

Este artigo foi pensado para você que não tem muito tempo para conhecer Burgos, pois provavelmente tem outras cidades em seu roteiro. Porém pode ser um ótimo guia para você não perder o que há de melhor nesta cidade.

o que ver em burgos em 2 dias

Dia 1

De manhã: passeios

Conheça o centro da cidade. Chegue lá caminhando ao longo do Paseo del Espolón. Nele você passará por baixo dos plátanos que estão ao longo do calçadão. Os ramos destas árvores parecem que querem se entrelaçar para dar-lhe um abraço.

O Paseo del Espolón é um ponto de encontro dos moradores e visitantes de Burgos. Nele você vai ver famílias, idosos e jovens passeando. Aproveite para desfrutar do agradável passeio com vista para o rio Arlazón.

o que ver em burgos em 2 dias
o que ver em burgos em 2 dias

Quem vê fotos do Arco de Santa Maria, antigo portão da cidade, não tem como não imaginar um pequeno e belo castelo. Não deixe de visitar o interior do Arco de Santa Maria. É algo que não demora, mas vale a pena.

Nele há um pequeno museu com algumas curiosidades como um museu farmacêutico, com peças doe século XVI ao XIX (a maior parte vinda da famosa farmácia de um hospital desaparecido, o Hospital de San Juan), e também verá alguns pertences de El Cid. Ainda no arco poderá acessar suas sacadas para apreciar a bela vista.

Depois que você passar pelo Arco, ficará maravilhado com a fantástica obra de arquitetura que verá: a Catedral de Burgos!

o que ver em burgos em 2 dias
o que ver em burgos em 2 dias

Nestes dois dias, reserve um tempo para conhecer a Catedral, tanto por fora quanto por dentro. Este passeio você não pode perder, ficará fascinado com tanta beleza e história. Esta catedral, na minha opinião, é uma das mais belas que vai conhecer.

Suas principais atrações são a cúpula do cruzador, a tumba de El Cid Campeador e a escadaria de ouro. Porém tudo é lindo.

o que ver em burgos em 2 dias
o que ver em burgos em 2 dias
o que ver em burgos em 2 dias
o que ver em burgos em 2 dias
o que ver em burgos em 2 dias

Ao meio dia: Tapas e bebidas

Onde comer e beber em Burgos?

Por volta do meio-dia é uma boa ideia parar para tomar uma cerveja e recuperar as forças para continuar seu passeio.

Para isso você pode ir a um dos muitos restaurantes e cervejarias próximos à Catedral, na Calle Sombrereria. Há diversos lugares bons, como a Cervecería “El Morito”, por exemplo. Pode pedir um prato combinado, que pode servir 2 pessoas tranquilamente. Bem, isso depende da sua fome, sempre é bom perguntar no restaurante.

À tarde: passeios

Conheça a Plaza Mayor, pertinho também da Catedral de Burgos. Aliás, é um ótimo lugar para tomar um bom café mais tarde. Atravessando a praça você chegará novamente ao Paseo Espolón. Agora você vai caminhar em direção ao Teatro Principal, até chegar à praça de El Cid Campeador, com sua estátua em bronze.

Você pode continuar sua visita em busca de um bom café. Existem vários cafés onde você pode desfrutar e fazer o seu caminho até a concorrida plaza Mayor de Burgos. Neste lugar recomendamos o Café España.

o que ver em burgos em 2 dias
o que ver em burgos em 2 dias

Neste ponto cruze o rio Arlanzón usando a ponte San Pablo e você já avistará, à sua esquerda, o Museu da Evolução Humana. Este museu, inaugurado em 2010, é moderno e espaçoso. Nele são realizadas pequenas conferências, cursos e workshops para crianças durante a semana.

Recomendo muito que faça uma visita a este museu, levará cerca de 2 horas. Se estiver com crianças, mais ainda! Há visitas guiadas e gratuitas ao longo do dia.

Os adultos também podem fazer uma visita combinando o museu com o Sítio Arqueológico de Atapuerca. Neste caso será necessário mais um dia em Burgos. Talvez valha a pena, se tiver este tempo disponível. Este lugar foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO e é um dos sítios arqueológicos mais importantes da Europa.

o que ver em burgos em 2 dias
o que ver em burgos em 2 dias
o que ver em burgos em 2 dias

É muito interessante conhecer o Museu da Evolução Humana. Altamente recomendado para visitar com crianças. Para os adultos conhecê-lo conjuntamente com o sítio arqueológico de Atapuerca, um dos mais importantes da Europa e declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Para isso, você precisará ter pelo menos um dia a mais.

Reserve 2 horas para esta visita. Há visitas guiadas, gratuitas e periódicas ao longo do dia.

Após a visita ao museu da evolução humana, à tarde volte para a catedral para visitar a pequena igreja de San Nicolás de Bari . O que mais chama a atenção nela é o seu retábulo e o sepulcro.

Continue subindo suas encostas, mas não precisa correr. Você vai chegar a tempo de ver o sol se pôr na cidade de Burgos a partir do Mirador del Castillo. Você irá desfrutar de uma bela vista panorâmica de toda a cidade.

o que ver em burgos em 2 dias

À noite: vida noturna de burgos

Aqui deixamos à sua escolha, ou esperar a noite cair e acender as luzes de todos os monumentos da cidade, ou descer novamente ao Paseo del Espolón para tomar uma boa bebida no Café de las Muses, com uma ótima atmosfera e música ao vivo.

Estas são alguns bares que poderíamos visitar:

  • Cabana Arandina
  • Bar El Pez de San Lorenzo .
  • A boca do lobo.Altamente recomendado por sua imagem cuidadosa e culinária diferente.

O que ver em Burgos em dois dias: domingo / dia 2

Uma boa ideia é aproveitar e visitar os monumentos mais afastados do centro e que não puderam ser visitados no dia anterior. Se você tem um veículo e um curto período de tempo, é aconselhável chegar lá de carro. Existe também a possibilidade de visitar algumas das cidades encantadoras da província, como é o caso de Covarrubias.

De manhã: passeios

. O Mosteiro Real de Las Huelgas . Habitado por trinta ou mais freiras. Coloque com muita conotação histórica e uma infinidade de eventos anedóticos. Destinado como um panteão real nos tempos medievais. Sua visita guiada é altamente recomendada e agradável. É surpreendente ver os segredos que tal mosteiro esconde, bem como seus tesouros de tecidos e trajes medievais.

Com a entrada – preços abaixo em informações práticas – você tem direito a uma visita guiada.

o que ver em burgos em 2 dias
o que ver em burgos em 2 dias
o que ver em burgos em 2 dias

.A Cartuja de Miraflores . Monges cartuxos moram lá. Lugar fundado como um panteão real dos pais da rainha Isabel Católica. Dentro podemos encontrar um grande complexo funerário com um retábulo incrível e espetacular. A entrada é gratuita e uma doação pode ser feita no momento da partida.

o que ver em burgos em 2 dias

Ao meio dia: Retorno e Covarrubias

É hora de dizer adeus a esta cidade maravilhosa que nos fez tão bem no fim de semana. Mas ainda não é hora de concluir nosso final de semana, temos uma última parada.

. É hora de voltar para a capital barulhenta, mas não antes de fazer uma última parada e visitar uma cidade localizada a 42 km de Burgos – cerca de 40-50 minutosCovarrubias .

o que ver em burgos em 2 dias

Aldeia típica leonés castelhana, pequena, coquete, acolhedora e fácil de visitar. Assim que entramos em suas ruas, um primeiro habitante nos recebeu, uma avó encurvada que andava aproveitando o calor dos raios do sol.

o que ver em burgos em 2 dias

Destaca-se por suas fachadas brancas bem cuidadas e molduras de madeira, mesmo presentes em suas lixeiras.

o que ver em burgos em 2 dias
o que ver em burgos em 2 dias

A principal atração desta bela cidade é percorrer suas ruas e saborear um prato típico da região. Em sua grande praça você pode encontrar dois restaurantes de grande renome. Nós optamos, sob recomendação, por Casa Galín , onde pudemos saborear a panela podre e uma junta delicioso e requintado, juntamente com alguns deliciosos croquetes de pudim preto como um aperitivo.

o que ver em burgos em 2 dias

Neste guia do que ver em Burgos em dois dias, com certeza faltam muitas outras atrações, mas isso foi tudo o que pudemos desfrutar nesta cidade encantadora e seus arredores.

Onde dormir em Burgos?

Ficamos em belos apartamentos rurais, a 9 km da cidade de Burgos, especificamente na aldeia de Vivar del Cid – onde se acredita que El Cid Campeador nasceu – O Hotel La Casa del Huerto tem um belo jardim onde você pode relaxar depois percorrer a cidade.

Onde estacionar em Burgos?

Muito perto do centro, em frente ao Hospital San Juan de Dios, há uma área livre para estacionamento de veículos: Paseo de la Isla.

Dados de interesse

Se o seu fim de semana em Burgos acontecer no início de outubro, você coincidirá com o fim de semana de Cidiano .Você estará envolvido em um retorno ao passado medieval, como se fosse um cinema.Durante estes dias, Rodrigo Díaz de Vívar, El Cid, retorna a Burgos para assistir a sua homenagem, encontrando Burgos todo derrubado com fantasias, música e ornamentos da época.

Dados práticos

Arco de Santa María

Horário:

  • Dias úteis das 11h às 14h e das 17h às 21h.
  • Domingos das 11h às 14h.
  • Segunda-feira e feriados fechados.

Preço: entrada gratuita.

Catedral de Santa María de Burgos

Horário: dependendo da época.Abertura aproximada das 9:30 às 22:00 e encerramento das 18:00 às 18:30.

Preço: entrada individual de 7 eur.Nas tardes de terça-feira, das 16h30 às 18h30 (no Inverno, das 16h30 às 18h00), a entrada é gratuita.

Museu da Evolução Humana

Horário:

  • De terça a sexta das 10h às 14h30 e das 16h30 às 20h.
  • Fins de semana, feriados, meses de julho, agosto e setembro, das 10h às 20h.

Preço:

  • Entrada do museu: entrada geral 6 eur / reduzida com acreditação 4 eur.
  • Entrada do museu e depósitos: 12 eur / reduzido 9 eur.
  • Entrada de depósitos: 6 euros / redução de 4 euros.

Igreja de San Nicolás de Bari

Horário:

  • Horário de inverno: das 12h às 14h e das 17h às 19h (quarta-feira encerrada).
  • Horário de verão: das 12h às 14h e das 17h às 19h.
  • Domingos: antes e depois do atendimento.

Mosteiro de Santa Maria la Real de las Huelgas

Horário:

  • Segunda-feira fechado.
  • De terça a sábado.das 10h às 14h e das 16h às 18h30.
  • Domingos e feriados, das 10: 30h às 15: 00h;

Preço: 6 eur.

Barras

  • Bar o peixe de San Lorenzo (Calle San Lorenzo 31).
  • A Boca del Lobo (Calle Avellanos 9).
  • Cervecería el Morito C / Diego processos nº 1 – muito perto da catedral. Recomendado para ir cedo ao meio-dia. Eles não reservam uma mesa. Em frente é a cabine Arandina -.

Mais sobre Castela e Leão

Dias Medievais de Ávila

Dias medievais de Ávila

Na primeira sexta-feira de todo mês de setembro, reis, nobres, cavaleiros, donzelas, moças, malabaristas, marionetistas, menestréis e grandes criaturas cruzavam minhas paredes com suas melhores roupas. Por mais de duas décadas, milhares de olhos estão se aproximando […]

Outras cidades pequenas que podem ser de seu interesse:

  1. O que ver em Narbonne em um dia, a França
  2. O que ver em Sigüenza , da cidade de Doncel à Capital do Turismo Rural
  3. Montilla, Córdoba , um lugar onde coexistem oliveiras, vinhas e cultura
  4. O que ver na província de Jaén … o grande esquecido

* Código de ética: Neste artigo existem links dos quais percebemos uma pequena comissão. Você deve saber que suas reservas terão o mesmo preço e, às vezes, você receberá um desconto (você nunca pagará mais). Desta forma, você nos ajuda a continuar contando histórias no blog. Todas as empresas que recomendamos foram testadas em primeira mão por nós.

Se você gostou, compartilhe:

Publicado

em

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *